quarta-feira, 13 de abril de 2011

Como usar Água Oxigenada

Sempre que vamos colorir um cabelo, além de decidir a cor que usaremos temos que levar em conta qual será a Água Oxigenada mais apropriada para que tenhamos um melhor aproveitamento da técnica e da revelação e fixação da cor.

O Que É Água Oxigenada?

Água Oxigenada ou Peróxido de Hidrogênio nada mais é que Água com uma molécula a mais de oxigênio, tendo sua composição química formada da seguinte maneira: H²O², ou seja, duas moléculas de HIDROGÊNIO e duas moléculas de OXIGÊNIO.


Quando entra em contato com a amônia ela libera essa molécula extra de oxigênio causando a oxidação, isso serve para abrir as cutículas do cabelo e realizar a troca ou inserção de pigmentos artificiais nos fios.

Hoje, temos no mercado várias concentrações de água oxigenada.



10 Volumes ou 3% de Peróxido de Hidrogênio
20 Volumes ou 6% de Peróxido de Hidrogênio
30 Volumes ou 9% de Peróxido de Hidrogênio
40 Volumes ou 12% de Peróxido de Hidrogênio


Existem também concentrações bem maiores, porém, não são permitidos para utilização na cosmética, é somente utilizado na indústria por ser um produto altamente corrosivo.

A Água Oxigenada é um produto químico muito vulnerável ao calor, e é exatamente por este motivo, que os produtos utilizados na cosmética são denominados ESTABILIZADA, isso porque é feito um tratamento que literalmente estabiliza essa vulnerabilidade, mantendo a concentração mesmo com a variação de temperatura.

Como Funciona a Volumagem da Água Oxigenada?

A água oxigenada funciona da seguinte maneira:

10 Vol: apenas utilizada para tonalização ou repigmentação.

20 Vol: é utilizada para repigmentação e pode clarear até 1 tom o cabelo natural.

30 Vol: clareia de 1 a 2 tons um cabelo natural

40 Vol: clareia até 3 tons um cabelo natural

Entender sua utilização é fundamental para decidirmos qual será melhor utilizada. Usar uma OX com volumagem maior que a necessária vai comprometer a qualidade do tingimento, causando um ressecamento desnecessário e até reduzindo sua durabilidade, causando um desbotamento precoce.
O que também não se pode esquecer em momento algum, é a principal regra da colorimetria: TINTA NÃO CLAREIA TINTA. Sendo assim, se a intensão for uma cor mais clara que a que já está no cabelo, não adianta usar uma Ox de 30 ou 40 Volumes, pois não vai adiantar em nada, apenas irá manchar o cabelo, ressecar e desbotar mais rápido.

O grande segredo para não errar na escolha da Água Oxigenada, é sempre verificar a altura de tom da raiz natural e a altura de tom da parte já tingida. Feito isso, você vai contar quantos tons têm de diferença entre a raiz e o restante.
Suponhamos que a diferença é de 3 tons, isso já me avisa que serei obrigado a utilizar uma OX de 40 Volumes, porém, a Ox de 40 NÂO será permitida se utilizar onde já está tingido, ou seja, onde já têm tinta, usaremos uma OX de 10 ou no máximo 20 Volumes. Isso porque o restante do cabelo será simplesmente uma repigmentação, mesmo que seja de cor diferente mas na mesma base, será um trabalho de repigmentação.

Outro grande porém, é a qualidade da OX. Existem no mercado inúmeras marcas e isso acaba por confundir a cabeça do profissional, que sempre vai se perguntar: Qual a melhor?

Nem sempre a mais cara é malhor, mas iss não significa que pode-se usar uma daquelas marcas beemmmm baratinhas que o resultado será o mesmo, NÃO, o resultado não será o mesmo.


Assim como tinta, shampoo, creme de hidratação entre outros muitos produtos, o profissional cabeleireiro deve dar sempre a preferência aos produtos de uso exclusivo profissional. Isso porque as empresas que fabricam esses produtos, os criam na intensão de melhorar ainda mais a capacidade do profissional obter o melhor resultado o possivel de seu trabalho, e se você profissional não valorizar seu trabalho sua cliente também não o fará.

Espero estar esclarecendo mais essa dúvida que talvez possam ter, e com isso, aumentar sua capacida e qualidade profissional, passando mais confiança para suas clientes e enriquecendo ainda mais o seu trabalho.

Mais uma vez MUITO OBRIGADO!

Fabrício Pereira.

8 comentários :

  1. Fabrício, parabéns pela iniciativa.

    Um excelente trabalho meu caro.

    Fico feliz em ver que existem profissionais competentes e dedicado como você, infelizmente lidamos com num mercado muito injusto com a existência de profissionais muito despreparados que desvalorizam a nossa imagem profissional e o nosso trabalho.

    Continue assim, esse é o caminho certo, partilhando informações.

    Eu gosto muito de escrever sobre esses temas, qualquer coisa e se precisar, entre em contato comigo pelo meu blog ou pelo site bsgworld.

    Já sou seu seguidor do seu blog.

    Grande abraço.

    Aguinaldo Cabeleireiro
    http://aguinaldocabeleireiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. È um prazer conhecer profissionais que alem de serem notáveis, sabem dividir informações, o blog ta um espetáculo e o trabalho extraordinário. Parabéns. Marcos Ollifer

    ResponderExcluir
  3. Seu blog tá incrivel, e a maneira de explicar é muito clara, de fácil entendimento,mais uma vez obrigada pela generosidade. Abraço e muito sucesso

    ResponderExcluir
  4. Ola, frabricio. Eu sempre estou pesquisando algimas tecnica de mistuas de tintas. Vc disse mo sue blog que tem algimas tecnicas e eu fiquei interessada, pois Trabalho com coloracao e Ainda tenho muitas duvidas referente as misturas.. Geralmente tem sobras e eu preciso aproveitar... Desde de ja agradeco e parabens pelo blog . rosilaned@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Conceição Leal,
    Fabrício,
    Muito boa a explicação. Bem clara. Parabéns!
    Concaleal@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. amei suas explicações,parabens....

    ResponderExcluir
  7. Legal! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos, me ajudou bastante.

    ResponderExcluir

Cuta a nossa FANPAGE