terça-feira, 12 de abril de 2011

Conceito Básico da Colorimetria!

1ª Regra - TINTA NÃO Clareia TINTA ... (NUNCA!)


Uma das Coisas Mais absurdas Que ouço de Minhas Clientes E ter Ouvido de um "Cabeleireiro" que basta ELA USAR Uma tinta com altura de tom Mais claro that Naturalmente Seu Cabelo clarear vai ... MENTIRA !

O Que geralmente ocorre E o Fato de o Cabelo ir desbotando perdendo a cor, e com ISSO, Dando uma IMPRESSÃO de Cabelo Mais claro. Porem, com o desbotamento, vai also a saúde dos Cabelos, deixando FiOS OS ressecados, SEM BRILHO e quebradiços, deixando-os AINDA Mais susceptíveis á agressão externa Como sol, Poeira, cloro Entre Outros.
Dai ENTÃO rápido Você me pergunta: "Mas Fabrício, se Minha Cliente Quer clarear APENAS 1 tom Cabelo de Seu, ELA vai ter that descolorir?". A PT Votação: SIM! A Única Maneira de se abrir tom fazer Cabelo e descolorindo. Mas este e Um tema Que vamos abordar Mais tarde.

Acima de Tudo, temo Que trocadilho Toda a Teoria da colorimetria, Para Que nsa Ao depararmos com Situações como esta, estejamos aptos a Soluciona-los, e NÃO piorar AINDA POR Mais despreparo!

Vamos como bases:

Mundialmente Ao se Falar em núcleos de tinturas, sempre observamos uns Número that this representam cor. Estes Números São Universais, OU SEJA, SEJA Aqui no Brasil, ou la no Japão, Independente do nome, atraves desse numero, saberemos de qua cor a tinta se REFERÊ.

1ª ALTURA DE TOM:

O Número Antes do Ponto Representa uma altura de tom Que o Cabelo Ira atingir, sos Números São o SEGUINTE (.):

1- Preto
2- Preto (algumas Marcas utilizam este parágrafo representar o preto natural, EO 1 Pará hum preto azulado)
3- Castanho Escuro
4- Castanho Médio OU Castanho Natural
5- Castanho Claro
6- Loiro Escuro
7- Loiro Médio UO Loiro Natural
8- Loiro Claro
9- Loiro Claríssimo
10- Platinum

Altura de tom repre como núcleos Naturais do Cabelo, nuances SEM. O Conhecimento e Reconhecimento de Cada altura de tom, E decidirmos fundamentais de para QUAL SERA uma "base" utilizada Pará colorir UO matizar hum tingido UO Cabelo natural. Mas sempre lembrando Que a tinta NÃO TERA CAPACIDADE uma de "clarear" uma altura de tom de hum Cabelo tingido, APENAS UM de Cabelo "virgem".

Agora Que aprendemos o Que É altura de tom, vamos entrar OS Número Que Vem Escritos Depois do Ponto (.)!
ESSES Número nsa indicam como "nuances", OU SEJA, como núcleos Artificiais that PODEMOS inserir n.º S Cabelos, Eles São:

TABELA DE NUANCES

1- Cinza (azul)
2- Irizado (violeta = 2 contraditório de azul + 1 de vermelho)
3- Dourado (amarelo)
4- Cobre (amarelo + Vermelho)
5- Acaju (vinho = 2 contraditório de vermelho + 1 de azul)
6- Vermelho

Algumas Marcas utilizam o 7 (marrom), que e uma MISTURA das 3 núcleos Primárias, O Que veremos agora:

CORES:


De Uma das Obrigações do colorista Profissional, E dominar o Conhecimento das núcleos, ISSO de Maneira Padrão, SEJA de tinta de Cabelo, tinta de Parede OU QUALQUÉR Outra Coisa Relativo A Cor. Vamos trocadilho:

As Cores São formadas POR Combinação de Mistura de 3 núcleos, Que São as Cores Primárias.
Quais ELAS Sao:

VERMELHO - AMARELO - AZUL






Essas núcleos when São misturadas geram Otras núcleos: Conhecidas Como Cores secundarias Que São ELAS:

VERDE - LARANJA - VIOLETA





QUANDO misturamos Duas Cores, obtemos Novas núcleos, observem na Tabela de nuances Quais São as Cores da nas tintas, e SEUS respectivos Números.

Correção DE CORES!



Um dos MAIORES Problemas da grande maioria dos Cabeleireiros, E o Fato de Nao saberem Como Corrigir Uma cor. QUANDO aplicamos Uma tinta num Cabelo virgem, ELE tende a amarelar, aí Você se pergunta: E AGORA, COMO Corrigir ISSO?
E QUANDO SE Tenta escurecer EO Cabelo FICA Verde ,, Novamente uma Dúvida VEM à cabeça ... Acreditem amigos, mas ISSO São Problemas Muito fáceis de solucionar, basta CONHECIMENTO .

Uma forma de dominar a Manipulação de Cores e sabre Como ELAS se misturam e Como ELAS SE APAGAM , e pra ISSO, TEMOS o Disco de Newton, uo, Dico de Cores, OU Estrela de Oswald ..
Chamem Como quizer, POIs Trata-se da MESMA Coisa.



Observem Nesta Imagem, TEMOS that como núcleos Primárias e como núcleos secundarias, Ao lado de SUAS Misturas.

ISSO PODE Parecer assustador, mas E Muito Mais Fácil Que POSSA Parecer ... Observem:

Para se NEUTRALIZAR Uma cor, basta utiizarmos uma cor Que ESTÁ oposto fazer Seu Lado, OU A Cor Que ESTÁ Bem A SUA frente. Exemplo:

A Dúvida diretor E em Relação Ao amarelo nsa Cabelo, observem that Bem A SUA frente, ESTA uma cor VIOLETA, ISSO Significa Que, semper Que hum Cabelo Ficar amarelado, parágrafo apagar basta utilizar o violeta. O Grande Segredo ESTÁ na Mistura das Cores, POIs Ao se juntar como 3 núcleos Primárias, SIMPLESMENTE "APAGAMOS" a "cor" deixando hum Efeito Neutro.

Mas Para Que ISSO Dê Certo, é Preciso Prática, POIs Pará se neutralizar Uma cor, se utiliza Uma Pequena Quantidade de sua cor Oposta Pará Minimizar Seu Efeito, Sendo ASSIM, se o Cabelo figado com Efeito amarelado, ENTÃO vamos misturar Um pouco de tinta na MESMA altura de tom do Cabelo + o Equivalente a 1 centímetro de corretor violeta. A Aplicação de Uma Mistura matizante Exige Muita Atenção, POIs NÃO SE PODE POR SE TRATAR descuidar de Uma pausa de ritmo Determinado vizualização POR, 1 Minuto a Mais, JA IRA causar Alteração de cor, deixando hum Efeito violeta nenhum Cabelo. Entao tomem Muito Cuidado com ISSO ok.

Aí rápido Você me pergunta: "Mas Fabrício, e se Eu Não figado em Mãos uma Estrela de Oswald Para saber qua cor devo utilizar, O Que eu faço?"

SEGUINTE: Para se neutralizar Uma cor, TEMOS that juntar como Otras núcleos restantes das Cores Primárias, SEJA ou:

Digamos that TEMOS UM VERMELHO Cabelo, sabemos that como núcleos Primárias São Vermelho, azul e amarelo; ENTÃO, basta ver Quais núcleos faltam pra Completar, Neste Caso, o amarelo OE azul = verde observem uma estrela

se para laranja (Vermelho + amarelo), Qual cor Falta Pará Completar As Cores Primárias? AZUL.

Viu Como É Fácil entendre como núcleos? Bem Pois, pratiquem em casa Há como Misturas usando tinta guache, e acompanhem na Tabela de nuances Quais os Serao Resultados, ISSO IRA Ajudar um entendre Como ISSO Funciona na Prática.

No POST Próximo, IREI abordar hum dos Grandes Segredo dos Melhores Técnicos coloristas, Que É uma Mistura de tintas e SEUS Resultados.
Toda uma forma matemática Para Que POSSA entendre Como funciona o Planejamento OE resultado de Uma Mistura de VÁRIAS nuances Pará se Conseguir hum resultado de cor Exclusiva.

Espero Estar Sendo Útil trazendo this information de Maneira Mais clara o Possível, Para Que Todos possam oferecer ás SUAS Clientes hum Trabalho Muito Mais Elaborado e Profissional .. ATÉ A PRÓXIMA !!!

FABRÍCIO PEREIRA!

44 comentários :

  1. Parabéns Fabrício, por se fazer entender com facilidade, estou fazendo o curso Técnico de Cabeleireiro, e vou estudar colorimetria. Já estou me antencipando para entender melhor a trécnica, e maneira como vc explica parece ser muito fácil. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Amei Fabrício, eu ví tudo isso no meu curso, mas, vc fala de uma forma que fica mais claro e com certeza tirei bastante dúvidas, obrigada.

    ResponderExcluir
  3. obg.fabrício pude entender bem melhor essa estrela de oswaldo.valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, a ideia é justamente ajudar a entender de maneira mais simples o conceito.

      Excluir
  4. valeu fabricio, obrigada por tirar algumas duvidas... abracosss

    ResponderExcluir
  5. gostei,mais eu gostaria de aprender fazer a soma das cores ex:uma cliente c a cor de 8.3,nao tenho a cor como fazer esta cor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consulte: Matemática da Colorimetria, lá vai ter a forma de se fazer misturas, obrigado.

      Excluir
  6. esse site é o melhor de todos que ja vi. pois os outros nunca revelam segredos 100%, ja esse é bem exolicado passo a passo parabens por existir ...... merece milhoes de curtidassss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigado, a ideia e compartilhar o pouco que conheço na área.

      Excluir
  7. Perfeita explicação simples e muito objetiva gostei muito.

    ResponderExcluir
  8. Amei essa explicação é super clara fácil de entender. Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Marilda sampaio, vou treinar bastante e terei bons resultados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Torço pelo seu sucesso amiga, espero ter ajudado a entender melhor essa magia das cores. Muito obrigado.

      Excluir
  10. Adorei sua explicacao
    marilda sampaio

    ResponderExcluir
  11. É isso ai Fabrício, Deus nos dá dons para serem repassados e não retidos. Você está no caminho certo e com certeza já é muito abençoado por Deus. Não sou profissional no assunto, apenas uma pessoa curiosa com coisas que a interessam, como esta que vc explicou. Valeu. Vou seguir vc para aprender mais e mais. Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela forma clara de explicar, consegui compreender o que não entendi em meu curso, obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pude ajudar, muito obrigado por acompanhar nosso trabalho.

      Excluir
  13. tenho uma dúvida, espero que vc possa me ajudar! a nuance mate(verde) é finalizado com .2 tambem, correto? se eu quiser neutralizar um vermelho, eu preciso dessa nuance, porém o irizado não tem pigmentação verde, como eu faço pra conseguir essa pigmentação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é fácil, primeiro identifique a altura de tom, ou base (5.0, 6.0, etc...) depois pegue 1/4 de X.3 com 1/4 de X.1, sendo o X a base presente no cabelo. Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. nossa, me ajudou muito, obrigado!!!

      Excluir
  14. como passar um cabelo vermelho para o loiro claríssimo?

    ResponderExcluir
  15. Oi :)) Sou super curiosa com esse assunto dos números porque sempre me confundiu. Sempre tive esta dúvida: Qual seria o reflexo de uma coloração como a da Wella Color Perfect Rich Naturals, por exemplo, que é 9/16 que deve ter alguma coisa diferente do 9/1 loiro ultra claro acinzentado. O .1 é cinza, mas o que esse 6 seria ? Acho tão complicado :( Esta é a cor que eu uso: 9/38 Então o .3 significa dourado mas o que seria .8 ? Queria descobrir como esse 6 e esse 8 interferem no número que vem antes. Agradeço desde já ! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, tentei responder anteriormente mas não sei porque não conseguia concluir, enfim! Algumas marcas acrescentam o .8 para simbolizar um tom roxo, mas não se enquadra na colorimetria universal, sendo assim, o ideal é buscar informação com técnicos da marca para que eles possam passar as informações corretas.

      Excluir
  16. Poxa é o segundo curso de cabeleireira que faço e nenhum deles explicou com tanta eficaz. Parabéns e obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por estar conseguindo atingir meu objetivo, ajudar profissionais e simpatizantes a entender melhor esse mundo maravilhoso da colorimetria. Muito obrigado!

      Excluir
  17. como faço esse resultado Cor natural 5.0 Fios branco n tem
    cabelo virgem ela quer ficar com a cor: 9.13?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, mesmo com fios brancos será necessário descolorir por conta dos fios tingidos. Peço por gentileza que use o campo de perguntas, localizado no canto superior direito da página, lá são concentrada todas as perguntas e respostas, dessa maneira, fica mais fácil para se consultar outras dúvidas já respondidas. Muito obrigado por acompanhar nosso trabalho.

      Excluir

Cuta a nossa FANPAGE