sexta-feira, 29 de abril de 2011

DESCOLORAÇÃO!!!

Agora que já falamos sobre o conceito básico da colorimetria e aprendemos como se usa a OX, chegou a hora de entender sobre DESCOLORAÇÃO, FUNDO DE CLAREAMENTO e DECAPAGEM.


O assunto mais complicado da colorimetria exige muita prática, estudo, dedicação e acima de tudo, PACIÊNCIA.


E porque paciência??

A descoloração é um tratamento que causa uma agressão enorme nos fios, danificando ao extremo e muitas vezes causando danos irreparáveis. Sempre ao pensar em descolorir um cabelo, precisamos estar dominando por completo os estudos que se aplicam á coloração, não adianta ter NOÇÃO, tem que dominar e por isso somente agora estou postando sobre este assunto.

Um dos maiores desejos das cliente é estar sempre mudando de cor e em sua grande maioria, a cor é sempre um ou mais tons mais claro que o tom presente no cabelo. Aí começam os problemas!

  • Primeiro problema: a cliente não entende de colorimetria e simplesmente QUER aquele tom de cabelo, e vai fazer qualquer coisa pra ter aquela cor. 

  • Segundo problema: o cabeleireiro não tem a menor idéia de como realmente deve proceder pra conseguir dar aquela cor à cliente.

  •  Terceiro problema: por falta de experiência, competência e preparo, muitas vezes o cabeleireiro fala pra cliente ir aplicando aquela cor que o cabelo vai clareando aos poucos.

Esse são os três erros mais comuns que vejo nos salões pelo Brasil á fora. E agora, vamos tentar esclarecer as principais dúvidas, dando condição para que o profissional esteja mais preparado a atender sua cliente, seja clareando a cor, tirando uma cor pra adicionar outra ou até mesmo nas técnicas de mechas e reflexo, que são as técnicas que mais utilizam a descoloração:

Entenda os nomes:

  • Decapagem: técnica de limpeza de cor, sem a intenção de clarear tom, ou seja, a cliente usa um tom vermelho e quer usar um dourado por exemplo, mas sem clarear, EX: usava 6.66 e quer usar 6.37. Vai ter que tirar a cor antiga e isso é decapagem.

  • Descoloração: descoloração é qualquer coisa que seja clarear o cabelo, decapagem é descoloração, reflexo é descoloração, é o processo de clareamento propriamente dito.


  • Fundo de clareamento: fundo de clareamento é o indicador de tom que pode ser utilizado pra tingir o cabelo, independente da cor, mas sim da altura de tom.

Muitas vezes, ao descolorirmos um cabelo nos deparamos com um tom que jamais era esperado, como um tom alaranjado por exemplo, aí vem a dúvida, e agora? qual cor devo usar pra apagar esse laranja? Esse tipo de dúvida, demonstra o quanto o cabeleireiro está despreparado para trabalhar com esse tipo de tratamento, o que coloca seu nome e reputação á prova e deixa a cliente sempre numa situação de risco.

Vamos entender a descoloração agora:



TABELA DE FUNDO DE CLAREAMENTO







E como isso funciona?


Simples, a cor no indica qual será a altura de tom permitida para se aplicar nos cabelo, um exemplo:

Sua cliente chega em seu salão e pede pra fazer um reflexo, então, ao descolorir o cabelo,, você se depara com um tom laranja no cabelo, e entra em desespero, pois não sabe como corrigir isso.
Verifique que na tabela o laranja indica o tom 7 ou loiro médio, isso significa que a altura de tom permitida para se utilizar naquele cabelo é o tom 7, independente da cor que pretende usar, nesse caso pode-se usar um 7.31 por exemplo.


Prestem sempre atenção num detalhe, fundo de clareamento não é cor, sendo assim, não se faz um reflexo apenas descolorindo o cabelo, é sempre obrigatório a utilização de uma tinta para inserir pigmentação.

Geralmente, um pó descolorante de boa qualidade pode clarear até, entenda, ATÉ 7 tons, mas isso não é uma regra, pois para clarear essa quantidade de tons, o cabelo precisa estar em perfeitas condições, com ótima OX de 40 VOL e ser virgem é claro. É sempre recomendado utilizar uma OX de 30 VOL, pois dessa maneira você terá mais controle da situação, não permitindo que o cabelo clareie além do necessário.

Entender a tabela de fundo de clareamento também é importante quando uma cliente pretende usar uma cor mais clara que a que está usando, um exemplo:

Sua cliente chega em seu salão com o cabelo num tom de 5.4 e quer usar o 7.4, nesse caso, estará clareando 2 tons, o que é facilmente alcançado utilizando uma OX de 30VOL e clareando até ficar laranja, não é necessário deixar mais claro, pois com isso estará apenas prejudicando a saúde dos fios e facilitando para que desbote mais rápido.

Outra situação a que devemos estar sempre atentos é quanto á saúde dos fios antes de se decidir em realizar tal procedimento, pois ao mínimo sinal de porosidade no fio, significa que os danos serão muito elevados, talvez, não sendo recuperáveis, exigindo o corte. Cabelos com qualquer tipo de relaxamento químico NÃO é compatível com descoloração, ou seja, se sua cliente tiver usado GUANIDINA ou qualquer outro tipo de relaxamento, simplesmente diga NÃO. Por mais saudável que pareça as químicas presentes nos dois produtos são totalmente INCOMPATÍVEIS um com o outro o que vai gerar um enorme problema.

Uma decapagem, ou seja, limpeza de cor, pode ser feito utilizando-se de uma OX de 10 ou de 20VOL, isso porque a intenção é apenas remover pigmentos sem clarear. No entanto, existem hoje no mercado produtos para essa finalidade que não utilizam de pó descolorante, sendo um pouco menos agressivo que uma descoloração comum, mas isso não dispensa um estudo sobre o produto antes de começar a utilizá-lo.

profissional, tornando um procedimento razoavelmente caro, e nunca, digo NUNCA pechinche seu preço.

Espero ter tirado mais essa dúvida e ter dado condições para que seu trabalho tenha uma evolução significativa. Em breve estarei postando um passo-a-passo com fotos sobre este assunto.

Muito obrigado a todos!

FABRICIO PEREIRA!

7 comentários :

  1. Adorei, você é um ótimo proficional parabéns

    ResponderExcluir
  2. Oi fabricio!!! Eu tenho uma duvida, eu uso igora royal to com uma base 6.5 ta meio chocolate.. Eu misturei 7.5 com 6.5 tava em promocao entao sai comprando... Comprei mais 2 da 6.5 e 1 da 6.65
    Mas eu gostaria de obter um resultado mais claro e dourado mas nao dourado amarelado ou marrom um dourado meeesmo Ai eu pensei em comprar uma 9.00 pra misturar na esperança de abrir no minimo mais 1 tom.. La tbm tinha uns concentrados.. Concentrado dourado por ex mas no mostruario achei beeem amarelo nao sei se vai dar o tom de dourado que eu espero..Tbm pensei em aplicar um pouco do concentrado anti amarelo? Seria uma boa ideia? Sou mulata clara olhos
    castanhos escuros. Muito obrigada pelo espaço =]

    Maria Eduarda

    ResponderExcluir
  3. Espero ansiosa pelo passo a passo sobre esse assunto...
    Explicação perfeita, vc é um ótimo profissional ...Parabéns...

    ResponderExcluir
  4. estou estudando para uma seleçao de cabeleireiro gostei muito me ajudou pra caramba , obrigado , um abraço

    ResponderExcluir
  5. gostei muito aprendir abersa estou estudando pra um concurso de cabeleireiro obrigado

    ResponderExcluir

Cuta a nossa FANPAGE