sexta-feira, 16 de março de 2012

Ciência do Cabelo


ENTENDENDO O CABELO

De nada adianta querer ser expert em colorimetria se não entende o cabelo em sua forma real, científica e estrutural.
O cabelo não é um simples fio compacto e vazio, é uma estrutura fibrosa, com diversas composições químicas que são fundamentais conhecê-las para se obter sucesso na realização de um trabalho químico, não só a coloração, mas sim, todo procedimento que utiliza de produtos químicos para que o trabalho seja realizado, isso vai desde uma simples hidratação até um alisamento a base de Hidróxido de Sódio.

Basicamente o cabelo é formado da seguinte maneira:

1-      Cutículas (em algumas regiões também são chamadas de ESCAMAS)
2-      Córtex 
3-      Medula

CUTÍCULA

A Cutícula é toda a parte externa do fio, e pode conter de 6 até 10 camadas sobrepostas. Sua principal função é a de proteger o Córtex Capilar (toda a parte estrutural e fibrosa do fio) das agressões externas, sendo assim, uma barreira, evitando a penetração de resíduos químicos e enzimáticos ao interior da fibra.

Os danos causados às cutículas podem vir de ações mecânicas (escova, chapinha, secador, prendedores de cabelo, esfregar, etc...), por agentes químicos (shampoo, condicionador, tinturas, relaxamentos, etc...) ou por agentes naturais (sol, mar, piscina, cloro, vento, etc...). A ausência total das cutículas resulta no que chamam “pontas duplas”, já que por não estarem protegidas as fibras ficam totalmente expostas. 

As Cutículas também são as principais responsáveis para revelar um cabelo saudável, já que sua superfície é totalmente lisa reflete a luz com facilidade, no entanto, quando danificadas as cutículas ficam “desalinhadas” e “abertas”, deixando o cabelo opaco e com toque áspero, e o fato de estarem abertas, significa que suas camadas não estão protegendo o interior da fibra, a isso chamamos de “POROSIDADE”. Um cabelo poroso significa que suas cutículas estão quebradas, abertas e/ou desalinhadas, não refletindo a luz e também não permite a fixação de pigmentos da coloração, sendo estes liberados durante o enxágue, sua descoloração é muito mais rápida e agressiva. Isso significa, que antes de planejarmos uma coloração ou descoloração, devemos realizar uma análise minuciosa nos fios, e caso necessário, exigir que a cliente realize tratamentos para restauração dessa proteção natural, e só então realizar o procedimento.


CÓRTEX CAPILAR

O Córtex Capilar representa a formação estrutural do cabelo. O grau de resistência, elasticidade e cor dependem da formação da sua estrutura, é a região onde realizamos todas as transformações e é formado com a seguinte ligação química:

  •  Ligação Salina: o simples fato de molhar causa o aumento de sua extensão.
  •  Ligação de Hidrogênio: a deformação acontece quando alteramos temporariamente o cabelo (escova,chapinha,etc...).
  •  Ligação de Enxofre (ou Ponte de Dissulfeto): só rompida através de reações químicas (relaxamento) e sua transformação é permanente.



No córtex é onde fica a substância MELANINA, responsável pela COR do cabelo, e seu tipo de pigmentação varia de acordo com o tipo de cabelo, sendo eles:


  • EUMELANINA – pigmentação granulosa, que torna seu clareamento mais trabalhoso, sua cor varia do marrom claro ao preto (vai do castanho claro ao preto).
  • FEOMELANINA – pigmentação difusa que forma os tons claros do loiro, que parte do marrom avermelhado até o amarelo claro (vai do loiro escuro ao loiro platinado). Como a pigmentação difusa é formada por micropigmentos, seu desbotamento é muito maior e torna o cabelo claro mais sensível a todo o tipo de agressão.




MEDULA

A Medula fica na parte central dos fios, nem sempre encontrada em todos os fios ou em toda a extensão, o local onde não está presente fica preenchido por queratina esponjosa.
Ainda não se sabe a real função da medula no fio, já que sua ausência não interfere em nada na sua formação ou estrutura.



Você deve estar se perguntando: Realmente isso fará diferença no meu trabalho? Acredite, vai sim. Todo conhecimento que se for aprofundado, dará condições ao profissional de se adaptar as diferentes situações que irão surgir para por ele ser tratado, e se não tiver preparado, não obetrá sucesso na profissão.

Até a próxima, grande abraço!

Fabrício Pereira 


*imagens tiradas da internet

4 comentários :

  1. Muito interessante a forma como vc aborda o tema. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Caramba! A gente estuda teoricamente a química mas quase sempre não consegue visualiza alguns seguimentos na prática, e esse é um deles, salvo engano! Valeu Fabrício, vc é D + !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs, muito obrigado, comentários sinceros como o seu nos incentiva a trabalhar mais.

      Excluir

Cuta a nossa FANPAGE