quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Matemática da Colorimetria - Parte 2


Dando continuidade ao tema Matemática da Colorimetria.

Na publicação anterior, expliquei como seria feito o cálculo com mistura de 3 tons de base, sem nenhuma nuance, apenas para começarmos a entender como é feito o cálculo.

Entenda que, antes do ponto (.) é a base, é aplicado uma conta simples de matemática usando a soma e divisão, mas os números que vem depois do ponto (.) não representam valores e sim CORES.

Então agora você deve estar se perguntando: Como vou calcular isso? É um pouco complicado, mas com paciência e dedicação conseguirá entender como tudo funciona.

Primeiramente precisamos nos lembrar das cores e suas referências numéricas, que são elas:
  • 1 = Cinza
  • 2 = Irizé/ Irizado (violeta)
  • 3 = Dourado
  • 4 = Cobre
  • 5 = Acajú
  • 6 = Vermelho
  • 7 = Marrom (junção das 3 cores pirmárias podendo ser considara 0 no caso de mistura)

E agora, vamos traduzir e separar essas cores de acordo com sua formação:

  1. Cinza = Azul 100%
  2. Irizado = Azul 70% + Vermelho 30%
  3. Dourado = Amarelo 100%
  4. Cobre = Amarelo 50% + Vermelho 50% (Laranja)
  5. Acajú = Vermelho 70% + Azul 30%
  6. Vermelho = Vermelho 100%
  7. Marrom = Azul + Amarelo + Vermelho (neutro)


Agora é que começa a ficar complicado, pois dessa maneira, teremos que nos educar nossos olhos para enxergar cores nos números, e calcular de um jeito muito diferente ao que estamos acostumados.

Vamos começar bem devagar, utilizando apenas duas misturas certo, e sempre inteiros, em proporções iguais, considerando 1 tubo de cada tinta.

Imaginando que uma cliente com cabelos castanhos claros naturais, ou seja de base 5 entra em nosso salão e quer os cabelos com um tom Acobreado, mas que não fique tão laranja, nesse caso, precisaria ficar um pouco mais avermelhado, então, como conseguiríamos isso?

Nesse momento é que entra o fundamento da matemática da colorimetria, descobrirmos qual cor poderá misturar para chegarmos ao tom desejado, antes mesmo de aplicar a tinta no cabelo da cliente e termos uma surpresa desagradável.

Neste caso, fugiremos um pouco apenas de acordo com a proporção, pois utilizaríamos ¾ de um tubo de tinta 5.4 e ¼ de 5.6. Nessa quantidade, conseguiríamos a mistura 5.46, que resultaria num tom cobre levemente avermelhado.

Calculando:

Esquecendo-se das bases, vamos nos concentrar apenas nas cores:
.4 = cobre (Laranja) = amarelo + vermelho
.6 = vermelho
Então vemos que temos 2 vermelho e 1 amarelo, se misturarmos em quantidade igual, vamos deixar o cabelo da cliente vermelho, mas como reduzimos a proporção, é como se o tom predominante fosse o laranja com um REFORÇO de vermelho, não alterando totalmente a cor.

Agora misturando em partes iguais:

.4 + .6 = amarelo + vermelho + vermelho

Temos então o vermelho predominando o amarelo, então, podemos entender o resultado da seguinte maneira:

.4 + .6 = .64

Isso porque  teremos mais vermelho que amarelo e resultará num tom vermelho reforçado pelo cobre, atingindo um tom mais quente, ou vermelho fogo.

Misturando:

.5 + .6 = vermelho + azul + vermelho

Então:

.5 +.6 = .61 (lembrando que o 1 é cinza, composto de azul)

Misturando:

.4 + .3 = amarelo + vermelho + amarelo

Então:

.4 +.3 = 34 (tom que pode ser denominado por algumas marcas de TERRA)

Um detalhe que devem notar a cor que mais é colocada predomina, e por isso é colocada na frente e deve ser mais levada em consideração, no caso acima: amarelo + amarelo é = amarelo em maior proporção, por isso (.3) e sabendo que o vermelho não é puro, é misturado com outro amarelo e por isso não se coloca vermelho ou .6, ficando .36 (isso manteria o mesmo cobre mais alaranjado e não avermelhado).

Fique atento a quantidade misturada, pois quanto mais de uma cor, teremos menos de outra, fazendo com que ela seja apenas um apoio na cor e, por isso, sendo colocada por último.

Peço por gentileza aos amigos e amigas que façam suas perguntas no espaço bem ao lado do início da postagem, será mais fácil para que vejam a resposta e outros também possam aprender com sua dúvida.

Só ressaltando que não apressem as coisas, querendo saber mais do que está apresentado, pois irá gera muita confusão em suas cabeças!

Agradeço a todos por acompanhar nosso trabalho que é feito com muito carinho e dedicação

Fabrício Pereira

24 comentários :

  1. ba e bem complicado isso....nossa..mas muito interessante....gostei

    ResponderExcluir
  2. Olha, se existe uma ótima explicação sobre colorimetria, o seu blog é o melhor caminho. Confesso que sou uma humilde profissional da área da beleza, especificamente de cabelos e o que sei é o mínimo se comparado ao que vc tem postado. Parabéns pela sua iniciativa, sinto prazer em conhecer colegas de profissão que tem a boa vontade e disponibilidade de partilhar seus conhecimentos técnicos e que não usam de seu conhecimento uma arma para derrubar ou passar por cima de profissionais de sua mesma categoria. Espero que continue assim, e confesso mais uma vez que nada sei se comparado ao que ainda tenho a aprender com quem é mestre no que faz! Parabéns!!!!
    Att. Valdiria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe profissional completo se não for o profissional que compartilha o seu conhecimento, pois dessa forma, além de exercer, também absorve. Quem guarda pra si se limita no pouco que sabe.
      Muito obrigado por acompanhar meu trabalho. Sucesso!

      Excluir
  3. Parabens,terminei meu curso de cabelereira sem entender como se fazia a mistura de cores com o estoque que tinha,me formei com muita frustação por não ter entendido e confesso que achando que eu era o problema, mas depois da tua explicação vi que realmente e bem complexo e que talvez faltou a profissional que me deu aulas conhecimento para passar adiante grata,sucesso mais que vc ja tem,bjos

    ResponderExcluir
  4. Fiz o curso... Já exerço a profissão, contudo não nos foi ensinado a criar ou misturar coloração apartir d outras... Deus t recompense. Obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem bom que está sendo útil, agradeço por acompanhar nosso trabalho.

      Excluir
  5. Olá adorei seu blog e estou aprendendo muito. Mas fiquei na dúvida no segundo exemplo postado .5+.6 vermelho+azul+vermelho = 6.1 mas como se a proporção de vermelho e bem maior ? Não seria 6.5, fico aguardando, bjs e obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd...tbm não entendi... Abraços.

      Excluir
    2. amiga espero ajudar entenda o 5 é vermelho+azul certo? e o 6 é vermelho certo? na regra o azul é cinza certo? por termos mais vermelho azul (cinza) por isso temos 6.1, espero ter ajudado porque quase ficou louca para entender. beijos

      Excluir
  6. Não é 6.1 e sim .61 querida Gisele Dourado.

    ResponderExcluir
  7. gostaria de saber qual a cor se misturar a 6.64+ 6.34 eu entendi a mistura com com ex:6.3 +6.4 mas gostaria de saber se pode misturar com duas nuances depoi do ponto bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas para melhor atender sua dúvida,o que seria "depois do ponto", Seria depois de misturado a algum tempo? Se for, vou explicar: Toda mistura só pode ser feita antes da adição de OX, e deve ser muito bem misturada, caso contrário, ocorrerá manchas!

      Excluir
    2. Oi tudo bem? m descobri vc agora e estou adorando as suas explicaçoes

      Excluir
    3. Que bom que nosso conhecimento está sendo aproveitado por você querida. Obrigado por acompanhar nosso trabalho!

      Excluir
    4. Resposta 6.63 se estiver errado me corrija, pois preciso aprender

      Excluir
    5. 6.63 está correto, assim como também estaria o 6.4, já que é a soma de vermelho + amarelo= laranja.

      Excluir
  8. Amei o post me esclareceu bastante,vc pode me orientar se estou correta?
    Tom base 7 (louro medio/narural) ox 30

    .46+.43
    .4 vermelho+ amarelo
    .6 vermelho

    .4 vermelho + amarelo
    .3 amarelo
    =
    .44

    .46+.43+.43
    4 vermelho+ amarelo
    6 vermelho

    4 vermelho + amarelo
    3 amarelo

    4 vermelho + amarelo
    3 amarelo
    =
    .34

    P.S.:1:Colorir uma raiz virgem castanho escuro (3) e um comprimento tom louro claro acobreado desbotando pro dourado (8.43).
    2:Ambas na mesma proporçao


    Duvida: 1:Deixo agir mais tempo na raiz que no comprimento?Quanto tempo na raiz?

    Pretendo depois de umas 2/3 aplicaçoes no cabelo todo fazer apenas raiz e tonalizar o restante,consigo manter dessa forma?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida. O primeiro está corretíssimo, são 3 partes iguais de cada cor, sendo assim, .44 é o tom.
      Veja bem, sair do 3 para o 8, mesmo sendo natural não é bom negócio, no entanto, usando OX de 40 volumes e ajuda de um super clareador, com proporções iguais, e faltando 10 minutos para lavar, aplicar a nuance pelo comprimento.
      Isso te dará um bom resultado bem próximo do que deseja.

      Excluir
  9. E os reflexos MATE( verde)? Posso fazer esta mistura com ele . E como é sua formação. Não vem dizendo .

    ResponderExcluir
  10. Olá Gabriel, pode sim e é muito útil por sinal. O efeito MATE geralmente é usado na formação x.31 e é perfeito para matizações de reflexos ou descolorações com efeitos laranja, deixando um brilho mais platinado.

    ResponderExcluir
  11. Amei sua explicação! Perfeita, muito obrigada,me ajudou a tirar dúvidas. Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Olá adorei suas explicacOes
    Mas surgiu um dúvida
    E no caso do .67
    A primeira seria .6 pq tem dóis vermelhos né ,e aswgunda cor ?

    ResponderExcluir

Cuta a nossa FANPAGE