terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Reflexo Platinado

Saudações queridos colegas de profissão, novatos, experientes ou apenas curiosos.

A busca por informação é sempre o que nos move a ser cada vez melhor no que fazemos, inclusive pra mim, que dependo desta busca para que possa compartilhar o pouco do meu conhecimento.

Fiquei um tempo sem publicar aqui pelo tempo escasso e é claro, falta de um material que fosse realmente útil, pois, não vejo vantagem fazer como muitos sites, que publicam matérias totalmente irrelevantes para mostrar um conteúdo que na verdade não existe.

Tenho ajudado muitos colegas na profissão através do canal de perguntas do ASK, e é pelo fato da quantidade de dúvidas neste canal que venho trazendo este passo-a-passo. Um detalhamento completo de como proceder para se conseguir um reflexo com efeito platinado, e não amarelado.

Espero que possam entender, que nas fotos a seguir, há uma pequena variação de cor por conta da câmera, ao qual não usei editores para não alterar e assim, enganar o leitor.

Agora vamos ao que realmente interessa!

Nessa publicação, vou mostrar com o máximo de detalhes o possível a maneira correta de todo o processo de reflexo, usando touca, para se conseguir o efeito platina, acinzentado ou prateado, de acordo com a região usa-se nomes diferentes.

Partindo de um cabelo com base 6.0 (loiro escuro natural) primeiramente faça uma escova básica, isso servirá para desembaraçar os cabelos, facilitando na hora de puxar com a agulha. Não se pode esquecer de fazer uma análise completa dos fios, para que dessa forma, obtenha o resultado desejado sem surpresas desagradáveis.




Com os fios devidamente escovados e com a avaliação adequadas coloca-se a touca, mas com uns detalhes muito importantes: Deixa o cabelo dividido ao meio da cabeça, mesmo que use de lado e use pouco talco, pouco mesmo, para que a touca não fique escapando e com isso deixar a raiz muito distante.

Nesse caso, minha cliente não queria parecer loira, ou seja, simplesmente clarear tudo, mas sim, conseguir o efeito que algumas mechas em destaque possam valorizar ainda mais seu rosto. Por essa razão, observe que puxei mechas médias bem espaçadas, com cerca de um a dois furos de distância umas das outras.


Procure ir puxando de maneira que possa controlar a quantidade de fios por mecha. Eu busco sempre fazer o contorno da cabeça, deixando a região do topo da cabeça por último. Dessa maneira, poderá observar ao final, onde ainda poderá ou não puxar mechas de acordo com o redemoinho, já que, o caimento do redemoinho tende sempre a confundir e fazer com que fique um pouco de excesso nessa região.


Um detalhe muito importante na imagem acima; note que não puxei nenhuma mecha no contorno do rosto, ou seja, deixei um espaço de cerca de 1cm do contorno para a primeira mecha. Isso é para que não fique aquelas mechas marcadas bem na frente. Essas mechas não se misturam na raiz e mata o efeito reflexo, então, cuide de deixar esse espacinho na franja para valorizar o rosto.

Assim deverá ficar o resultado com todas as mechas puxadas:


Notem que há um bom espaço entre as mechas. Cuidado para não puxar mechas muito grossas nem muito finas, procure manter a mesma espessura em todos os furos puxados.

Agora que já definimos a quantidade de mechas vamos preparar a mistura do produto que fará a transformação.

Não se iluda, reflexo, luzes ou qualquer outra técnica semelhante só fica legal descolorindo. Usar coloração diretamente não dará muito efeito, o que poderá deixar sua cliente um tanto decepcionada.
A mistura é básica: pó descolorante + água oxigenada de 40 volumes.


É fundamental seguir as recomendações do fabricante do pó descolorante, além é claro, de ser muito importante utilizar um produto profissional de boa qualidade. A utilização de produtos de baixa qualidade limitará totalmente o resultado final.

No meu caso, o fabricante recomenda a mistura na proporção 1:2, ou seja, 1 parte de pó descolorante para 2 partes de OX.

Dica: Não economize na mistura, para se conseguir uma mistura bem homogênea e que garante a qualidade do clareamento deve-se misturar pelo menos 50g de pó descolorante. Misturas com quantidade inferior pode não trazer o nível de clareamento adequado.


A tecnologia de produtos da atualidade no oferece inúmeros recurso que facilitam nosso trabalho, um exemplo disso é a OX que utilizo para tais procedimentos. Por conter uma tonalidade violeta ele facilita o clareamento já num tom acinzentado, o que até me permitiria apenas descolorir, mas isso só não garante o efeito que minha cliente deseja.

Observe como a mistura ficou bem homogênea, e até bonitinha com essa cor roxinha:


Assim como na coloração, devemos separar em mechas, para que assim, possamos aplicar uma boa quantidade da mistura em cada mechinha por igual.



Aplique a mistura à vontade, sem economia, isso garantirá a descoloração por igual.



Assim que terminar a aplicação, coloque uma touca, de preferência uma que seja transparente para poder controlar visualmente a abertura de tom. Deixa assim por pelo menos 35 minutos.

                                 

Após o período de espera verifique a situação dos fios, se ainda não atingiu um tom amarelo bem clarinho deixe por mais 10 minutos, pois, a média de ação da mistura é de 45 minutos. Depois desse tempo a mistura não age mais, e se, ainda assim, não clareou o suficiente, enxágue, seque e faça uma segunda aplicação, seguindo os mesmo passos mas com controle visual o tempo todo.

Se já atingiu o fundo necessário o próximo passo é no lavatório.


Vamos apenas enxaguar sem a utilização de shampoo ou condicionador. Enxágue muito bem, e não deixe nenhum resíduo!

Cabelos limpos, agora leve sua cliente à poltrona e tire o máximo da umidade com toalha, deixando o cabelo úmido mas não totalmente seco.

Agora, prestem muita atenção ao misturar a tinta com o corretor, se fizer isso de maneira inusitada e sem cuidado o resultado final será um desastre.

No potinho plástico que utiliza para misturar a tinta, coloque o equivalente a ¼ de tinta 9.1 + 1 pingo de corretor violeta, como a imagem abaixo:


Com o pincel, misture muito, mas muito bem mesmo, pois se ficar “pelotinhas” de corretor sem misturar vai deixar manchas roxas nos cabelos, e não vamos querer isso não é mesmo?

Assim deverá ficar quando misturar a tinta com o corretor:


Notem que parece ter apenas um creme e nenhum vestígio do corretor sem ser misturado à tinta.
Agora sim adicionamos cerca de 30ml de OX de 20 Volumes (pode ser de 10 também):


Seguindo a recomendação acima, misture muito bem!

A cliente já está na poltrona pronta para receber a tonalização e deverá estar com os cabelos assim:


Esse passo é um dos mais complicados, pois, a ação da mistura tonalizante é muito rápida, o que não permite “lerdeza” na aplicação. (Perdoem a expressão)

A média de ação é de 2 minutos para que os cabelos fiquem assim:


Muito cuidado, se deixar passar desse tom o cabelo passará a ficar roxo!

Passado os dois minutos, leve sua cliente ao lavatório e enxágue abundantemente os fios sem tirar a touca.

Depois, apenas depois que perceber não haver mais resíduos remova a touca e inicie o processo de hidratação em todo o cabelo.

Para lavar o cabelo após a tonalização, utilize apenas shampoo apropriado. De maneira alguma use shampoo comum de lavatório para não remover a pigmentação recém colocada.

Limpos e hidratados, essa será sua visão com os cabelos ainda molhados:


Com a cliente na poltrona, seque 100% os fios para só então escovar. A escovação do cabelo ainda molhado, logo após o processo de descoloração, fará com que os fios fiquem amarelados.

Enfim, após todo esse processo, terá esse resultado:




Como disse anteriormente, pode haver uma breve variação de tonalidade por conta da fotografia, mas, seguindo corretamente cada etapa deste procedimento, sua cliente ficará muito satisfeita com o resultado final.

Espero ter ajudado aos colegas a sanar qualquer dúvida que poderiam ter para realizar este procedimento.

Não se acanhem, compartilhem e comentem à vontade, caso tenha alguma dúvida, use o canal do ASK que responderei prontamente.

Uma boa sorte a todos e um grande beijo no coração!


Fabrício Pereira

5 comentários :

  1. Sou profissional em qualificação e, nossa!!! como este Blog me ajuda!!

    ResponderExcluir
  2. Se eu quiser usar a 10.1 nesse procedimento iria mudar alguma coisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O uso da matização depende totalmente do fundo de clareamento atingido, se usar 10, num fundo onde só permite 9, não terá nenhuma cobertura ok. Usar somente 10.1 pode dar um efeito esverdeado, é sempre bom adicionar um corretor violeta pra isso não acontecer.

      Excluir

Cuta a nossa FANPAGE