quinta-feira, 5 de maio de 2011

Descoloração Passo-a-Passo

Após entender como funciona a DESCOLORAÇÃO, vamos ver como reslmente isso finciona na prática:


Primeiro, deve ser feito uma COMPLETA análize do cabelo para verificar se o mesmo oferece PLENAS condições para a realização deste trabalho. E por que plenas condições, um cabelo "mais ou menos" ao ser exposto a um processo de descoloração sofrerá uma agressão muito grande, que vai comprometer sua saúde causando quebra ou até problemas muito maiores e irreparáveis.

Neste caso, minha cliente, com o cabelo num tom de castanho médio (4) desejava ter os cabelos loiros na altura do 8 (loiro claro), e agora vou passar como fazer isso sem danificar em excesso o cabelo e sem deixar o famoso efeito laranja:

Apesar das pontas estarem danificadas, o cabelo oferece plena condição de passar pelo processo.

O primeiro numa descoloração completa é decidir como será feita a aplicação, pois na descoloração a temperatura ambiente influencia e muito, dê preferência em fazer sempre num dia ensolarado e calor.

Utilizei uma divisão básica, que era a mais adequada para o momento e para o resultado que precisava:

Com o cabelo dividido, misturei uma boa quantidade, suficiente para o cabelo todo de descolorante com OX de 30 Volumes: na proporção de 1:3, e comecei aplicando pela parte de cima na frente, pois lembrem-se, a nuca é mais quente que a frente da cabeça, tornando a descoloração mais rápida nesses lugares:

Observe que foi aplicado a cerca de 1cm da raiz, pois a raiz já estava natural, que acaba descolorindo mais rápido, e por isso, não deve ser aplicado imediatamente na raiz.
Ao terminar a aplicação em todo o cabelo, então, massageie fazendo que se espalhe por todo o cabelo, incluindo agora a raiz.
Passado cerca de 35 minutos, o cabelo deve ser apenas enxaguado, sem aplicação se shampoo, condicionador ou outro produto, e secado totalmente.
Este deve ser o resultado da primeira aplicação:
Obeserve que o cabelo está com partes mais claras e outras mais escuras, e veja também a árte mais clara bem no meio dos fios quase na ponta, isso ocorre por a região mais porosa.
Todo processo de descoloração exige no mínimo duas (2) aplicações, isso por que é preciso igualar o fio, deixando num único fundo de clareamento por inteiro.

Então começa-se a segunda aplicação só que agora utilizaremos pó descolorante com OX de 20 Volumes, e agora é onde faz a diferença do conhecimento e preparo, pois observe que onde está mais claro NÃO pode aplicar descolorante novamente, sendo necessário apenas onde está mais escuro, é aplicado assim:

Cada mecha deve ser trabalhada individualmente,, e não como tintura em que simplesmente se aplica a tinta em tudo, ao terminar, o cabelo vai estar exatamente assim:
Não existe um padrão justamente por cada mecha ter uma necessidade.
Após a segunda descoloração, novamente apenas enxágue e seque totalmente, e veja que o cabelo deve estar o mais "igualado" o possível, se ainda assim notar parte mais escura que comprometa o resultado, deve ser feito uma nova aplicação nessa região.
Lembrem-se de respeitar os limites do cabelo, agora note que o cabelo está num tom laranja claro, olhem lá na tabela de fundo de clareamento que este é o fundo necessário para aplicar o tom 8. Neste momento também, o cabelo mostra onde será necessário cortar para não deixar aspecto de cabelo destruído. Lembre de comentar com sua cliente sobre tal necessidade, se ela não aceitar todas as condições NÃO FAÇA!

Agora que temos o fundo necessário, está na hora de começarmos a aplicar a tinta. A tintura, após a descoloração, deve ser aplicada começando pela nuca e partindo para o alto da cebeça, pois nesse momento, precisamos apenas da inserção de pigmentos, não sendo exigido se começar por cima.
A cor utilizada nesse caso foi 8 (loiro claro)+ 8.1 (loiro claro cinza) com OX de 20 Volumes, mas também pode ser utilizado de 10 Volumes:
Para não deixar o cabelo com efeito amarelo ovo, após enxaguar o cabelo, NÃO aplique shampoo, faça uma mistura de creme hidratante com o equivalente a 1cm de corretor violeta, aplique e deixe agir por alguns minutos.

Após um bom corte e uma escova, esse é o resultado final da cor:

Um processo como esse agride muito o cabelo, será essencial a manutenção posterior com produtos completos para restauração da integridade desse cabelo, imponha á sua cliente todas as REGRAS necessárias para que você possa realizar tal procedimento, nenhuma regra deve ser deixada de lado, caso ela não aceite uma regra sequer, não faça o procedimento, pois se algo der errado a culpa sempre será do profissional, e o nome é tudo em nosso ramo.
Espero ter deixado mais um pouquinho do meu singelo conhecimento com vocês, e que possam tirar o máximo o possível de proveito.


Um agradecimento especial à Regiane, esse pessoa maravilhosa que aceitou participar desse ensaio e divulgar sua imagem ao público.

A todos que me apoioam neste projeto, eu deixo um MUITO OBRIGADO, e até a próxima!!


Fabrício Pereira!!!

28 comentários :

  1. Muito legal,não são todos que tem essa disposição de mostrar os segrados.Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E sempre bom ter profissional desposto a compartilhar conhecimento, nesse ramo de pessoas tao egoísta

      Excluir
  2. OLÁ FABRÍCIO, VC ESTÁ DE PARABENS PELA INICIATIVA DE AJUDAR A TODOS NÓS PROFISSIONAIS DA BELEZA DOS CABELOS. CONTINUI COM MAIS AULAS SOBRE ESSE ASSUNTO TÃO POUCO CONHECIDOS POR BOA PARTE DE PROFISSIONAIS. SUGIRO QUE VC ABORDASSE O PASSO A PASSO DE MECHAS PLATINADAS COM FUNDO ESCURO.
    DESDE JÁ AGRADEÇO!!! LUCY.

    ResponderExcluir
  3. adorei muito obrigado por compartihlar seu conhecimento

    ResponderExcluir
  4. Fabricio muito obrigada,seu blog é uma escola!!! Gostaria de deixar a sugestão de passo a passo de como fazer mechas marcadas na touca em um cabelo de tom natural 4, com matização platinada.
    beijo katiane carvalho

    ResponderExcluir
  5. muito bom o processo,só não entendi quando vc disse que a parte da nuca é mais quente que a frente pois sempre é dito que a frente é mais quente..

    ResponderExcluir
  6. Anônimo, é simples. Basta colocar sua mão sem encostar na parte frontal ou seja, franja da sua cliente e sentir a temperatura, e em seguida, coloque sua mão por baixo do cabelo na região da nuca e sentir novamente a temperatura.
    Obviamente irá notar que a nuca permanece aquicido na temperatura natural do corpo e sem ventilação, o que deixa a região mais aquecida. Sendo assim, acredito que irá perceber por si só que não é o que eu falo contra o que os outros falam, mas sim, a realidade nessa situação.
    Espero ter esclarecido sua dúvida.

    ResponderExcluir
  7. oi posso fazer luzes num cabelo q estava com luzes e passou o 7 em cima

    ResponderExcluir
  8. Camila, eu sugiro que aplique um 6.0 e aí sim faça as luzes, mas isso se o cabelo tiver bem saudável, caso contrário, escureça até o 6.0, recupere sua saúde e depois sim pensar numa descoloração novamente.

    ResponderExcluir
  9. parabens vc e profissional e tanto

    ResponderExcluir
  10. Parabéns valente ! vc não sabe o quanto me ajudou!
    Deus continue lhe abençoando e lhe dando essa sabedoria que hoje vc passa pra nós.

    ResponderExcluir
  11. Ola Fabricio tudo bem? admiro muito vc e te confesso q preciso mt d ajuda. Sou cabeleireiro a mais de 15 anos e tenho mt medo de trabalhar com quimica. gostaria q vc me ajudasse.. eu nao consigo entender a tal de estrela das cores de jeito nenhum... por favor me ajude pois preciso quebrar esta barreira. Meu e-mail aldairlazaroramos@hotmail.com. desde ja meu muito obrigado e que Deus continue te abençoando cada vez mais.

    ResponderExcluir
  12. Ola Fabricio td bm? Encontrei seu blog e comecei a admirar o teu profissinalismo e gostaria mt q me ajudac. sou cabeleireiro ja a algum temo mais tenho mt medo de colorimetria pois nao concigo entender esta tal de estrela das cores. me ajuda por favor pois preciso mt quebrar esta barreira. meu e-mail, aldairlazaroramos@hotmail.com. muito obrigado e que Deus continue te abençoando grandemente.

    ResponderExcluir
  13. Obg por dar-nos essas dicas maravilhosas, ficou lindo parabens, abraços mônica.

    ResponderExcluir
  14. ADOREI ESTOU COMEÇANDO AGORA E JA ESTOU ENCANTADA COM A PROFISSÃO, E COM ESSAS EXPLICAÇÕES PASSO A PASSO NOSSA FACILITA MUITO MAIS... UM ABRAÇO FABRÍCIO VC É ÓTIMO...

    ResponderExcluir
  15. Nossa!! se o Fabrício pudesse fazer uma palestra em um local, tenho certeza que faltariam vagas kkkkk....pode ter certeza que seria a primeira a correr pra garantir minha vaga, pense nisso Fabrício!, Obrigada pelo apoio e vamos formar uma corrente para ele nos dar uma PALESTRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou à disposição, basta um grupo mínimo de 20 pessoas e espaço com estrutura adequada que terei o maior prazer.

      Excluir
    2. Vou fazer contato com os profissionais colegas, e assim que atingir as 20 vou entrar em contato rapidamente!!!
      Obrigada pelo pronto atendimento, isso é que é professor o resto é pra encher linguiça e sair com mais dúvidas ainda.

      Excluir
    3. Rsrs, muito obrigado, minha intensão é apenas compartilhar o pouco que sei com quem precisa de mais esse pouquinho. Estou a disposição.

      Excluir
  16. Nossa!!! se o Fabrício pudesse fazer uma palestra em um determinado local, faltariam vagas, pense nisso Fabrício e nos dê esse presente.
    PESSOAL VAMOS FAZER UMA CORRENTE PRA ISSO ACONTECER! VAI SER O MÁXIMO.

    ResponderExcluir
  17. oii eu ameii seu blog q Deus te abençoe espero q vc me ajude tou fazendo curso e entrei na parte da colometria assumo q e dificio..mas quero aprender e entender porq leva muita matemaica.

    ResponderExcluir
  18. parabéns pelo trabalho...

    ResponderExcluir
  19. muito bom,deu pra entender legal!

    ResponderExcluir
  20. amei suas dica,é desse tipo de profissional que este mercado está precisando.

    ResponderExcluir

Cuta a nossa FANPAGE