terça-feira, 26 de julho de 2011

Recuperando o vermelho!!!

Olá queridos amigos e amigas, desde o início do uso da coloração nos cabelos, o uso do vermelho sempre foi o causador de muita frustração para muitos cabeleireiros iniciantes e até mesmo para alguns com certa experiência.

Os cuidados para conservação e recuperação dessa cor de personalidade forte são o que mais influenciam na prolongação do brilho e vitalidade da cor e dos cabelos.


Devido a quantidade de marcas no mercado, os nomes causam grande confusão, gerando mais dúvidas ainda, mas lembrem-se, o que nos importa é a numeração da tinta e não seu nome fantasia, pois, cada marca dá um nome diferente ao seu produto, mas a numeração é padrão em todas as marcas na elaboração da cor. Outro fator que influencia bastante é tonalidade da base utilizada pela marca, as utilizadas são: DOURADA, MARROM e VIOLETA, aí vocês me perguntam: Mas Fabrício, do que isso interessa sendo que a cor que eu quero é o VERMELHO?

Isso na verdade é o que mais interessa, , pois, de acordo com a base da tinta é que saberemos identificar a intensidade e durabilidade da cor, e ao desbotar qual será seu efeito, pra entender:

- DOURADO (amarelo): ao tingir o cabelo de vermelho com base dourada, o resultado final poderá ter um efeito mais quente, puxando pra um vermelho mais chamativo com toque alaranjado. Essa base ao desbotar, tende a deixar o cabelo com tom acobreado, ou seja, alaranjado. tintas com base dourada são mais aconselháveis para loiros e mexas, por valorizar a cor.

- MARROM: o marrom é uma situação mais específica, pois sua utilização deixa o cabelo com o tom mais amadeirado, que combina muito bem com mexas em tom de dourado, seu desbotamento tende a deixar o cabelo marrom puxando pra um tom chocolate. Ótima opção para quem gosta de mudar sempre a cor.

-VIOLETA: as tintas com base violeta tem alto poder fixador da cor, ou seja, ao utilizar um vermelho com base violeta você obterá uma cor mais sólida, mais resistente ao desbotamento e mesmo com o desbotamento a perda do vermelho é mínima. Ótima opção para quem gosta de vermelho em destaque e não muda de cor constantemente.

É muito importante consultar seu fornecedor de tinta sobre a base utilizada pela marca, pois isso ajudará a decidir qual a melhor marca para determinada técnica e cor. Não existe base melhor ou pior, o que existe é uma característica própria para utilização de cada base.

Para ajudar a entender um pouquinho melhor o que estou falando, vou mostrar um breve exemplo sobre como recuperar um cabelo que sempre foi utilizado o tom vermelho mas que foi deixado de lado um pouco pela cliente.


Observem nesta foto como o cabelo estava desbotado e visivelmente ressecado, isso se dá ao fato de ter deixado de retocar a cor por um período muito prolongado:





Antes de iniciar um novo procedimento de coloração, para garantir um absorção adequada dos pigmentos, primeiramente precisamos dar condições para que o cabelo receba o processo de coloração de maneira segura. Neste caso, primeiro foi realizado um processo de escova reparadora, isso é fundamental em qualquer tipo de coloração, independente da cor a ser utilizada, no entanto, o vermelho torna isso obrigatório.

Este é o resultado do cabelo já tratado em sua estrutura física:





Agora com a estrutura dos cabelos devidamente restaurados basta realizar a aplicação da cor desejada, neste caso, utilizei o 6.66 pois esse é o tom utilizado pela cliente a muitos anos e nenhum interesse em mudar a cor. Como explicado acima, a tinta utilizada era de base violeta, para prolongação do efeito sem desbotamento precoce.




O resultado visual ao vivo é muito mais claro para se entender do que na foto, que compromete e muito a qualidade das cores, principalmente sem tratamento gráfico, mas no entanto, creio que as informações deixadas serão de grande valia para quem busca aperfeiçoar suas técnicas.

A coloração de tom vermelho, exige um cuidado muito maior que outras cores, sendo assim, lembrem-se de alertar sua cliente quanto á necessidade de reaplicação a cada 15 dias, no caso de cabelos mais resistentes ao desbotamento, pode-se reaplicar a cada 30 dias, independente da marca a durabilidade do vermelho não é muito prolongada e acima de tudo NÃO ECONOMIZE TINTA, o vermelho deve ser bem aplicado nos fios pra garantir bom resultado, por isso, deixe bem claro pra cliente suas recomendações antes de começar o processo ok..
Uma boa sorte a todos, grande abraço e até a próxima.

Fabrício Pereira!

8 comentários :

  1. selei voceee! http://thejessicasbox.blogspot.com/2011/08/selo-de-qualidade.html

    ResponderExcluir
  2. Olá, você cabelo era lindo. Eu queria saber o que você vai cabeleireiro porque eu preciso de uma reforma. Eu tenho a cabelos coloridos e queria mudar a cor. beijos

    ResponderExcluir
  3. Querida Mirna, pra se sugerir uma transformação é necessário primeiramente conhecer seu cabelo, seu perfil e alguns outros detalhes. Sempre sugiro que procure um bom profissional da sua região, leve alguns modelos que você achou interessante e peça a opinião dele.
    Dessa forma, ele poderá recomendar a melhor opção para deixá-la com o visual tão desejado. Obrigado por acompanhar nosso trabalho! Fabrício Pereira!

    ResponderExcluir
  4. Olá, adorei seu blog. Qual escova reparadora você utilizou no cabelo dela antes da coloração?

    ResponderExcluir
  5. Tratamento de enzimas e colágeno da linha Bona Cure Shwarzkopf!

    ResponderExcluir
  6. Olá, boa noite.
    Gostaria de saber se essas tres cores Violeta, Dourado e Marrom sao da base propriamente dita que vai de 1 a 10?
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Olá Fabricio. Meu cabelo é virgem, e tem um tom castanhos. Minha pele é branquinha e tenho vontade de pintar no tom ruivo natural, o ruivo mais puxado para o laranja. Preciso descolorir os fios antes de tingi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Se realmente seu cabelo for natural, então você poderá utilizar uma mistura de 7.44 + SUPER CLAREADOR, utilizar OX de 40 volumes que atingirá um ruivo de tom bem acobreado, perfil natural. Lembrando de usar 1 tubo de cada e a proporção de OX de acordo com cada tubo ok.

      Excluir

Cuta a nossa FANPAGE