terça-feira, 18 de setembro de 2012

Matemática da Colorimetria - Parte 1

Antes de mais nada, quero agradecer de todo o meu coração, a imensa participação das pessoas que tem buscado o aprendizado em meu singelo blog. E mais ainda, às pessoas que me enviam recados elogiando nosso trabalho.

Infelizmente, devido ao trabalho em meu salão e outras atividades que mantenho, não estou tendo tempo nem pra responder aos e-mails com dúvidas, nem tampouco publicar novas matérias. Pois bem, agradecimentos e desculpas a parte, vamos ao que interessa.

Em minha última publicação, prometi que iria começar com um pequeno trabalho voltado à matemática que se usa na colorimetria. Matemática utilizada para sabermos com "quase exatidão" (digo quase porque a matemática na colorimetria não é uma ciência exata como a matemática aplicada, e seu resultado pode ser alterado por inúmeros fatores), a cor que resultará no tingimento do cabelo de nossas clientes.

Para ter melhor compreendimento, peço encarecidamente que acessem o tópico  CONCEITO BÁSICO DA COLORIMETRIA e DECOREM, isso mesmo gente, decorem todas as bases e nuances por seus respectivos números, pois isso nos servirá de base para calcularmos as misturas.

Porque é importante aprender a calcular as misturas corretamente?

Primeiramente, somente com cálculos, é que poderá ter mais certeza do que realmente está fazendo, lembrando que cabeça de cliente não é lugar de testes!

Outro detalhe é poder aproveitar de maneira consciente aquele monte de sobras de tinta que sempre temos guardados, aí, um belo dia, chega uma cliente e precisa de uma correção, mas você não tem aquela tinta que ela usa, mas se utilizar aquelas sobras, poderá chegar ao tom e utilizar sem preocupação.

Chega de falar e vamos por a mão na massa. Lápis e caderno em mãos que agora irá aprender a utilizar a teoria.

Como iniciamos:

Vamos começar calculando com os tons de base:

tons de base, são misturados e calculados utilizando a matemática básica, isso mesmo, adição e divisão são as operações matemáticas utilizadas para calcular a altura de tom da coloração, dessa maneira:

5+6+8 = 19/3 = 6.3333333333

Legal, mas que bagunça é essa? Como saberei a altura de tom? Vamos à explicação:

Eu tinha entre minhas sobras um pouco de 5.0, um pouco de 6.0 e um pouco de 8.0, na mesma proporção nos três tubos. Ao misturar na cumbuca as tintas eu fiz a conta acima 5+6+8.

No papel ou na calculadora, somei os três números que totalizaram 19. Como foram misturados 3 tons, então dividirei 19 pela quantidade de tom que foi misturado, neste caso 3. Ficando assim: 19/3

O resultado dessa divisão foi: 6.33333333333. Aí você me pergunta: Então o tom é 6. 33?

A resposta é: Não

O valor encontrado foi 6, sempre o número antes do ponto será nossa referência, mas também poderia resultar em um tom 7. Mas como isso? Aí é onde entram os números depois do ponto (.) .33333333

Se depois do ponto, o número for maior que 5, ou seja .6666, ou .789, então o resultado seria um tom 7. Simplificando:

6.33333333 = 6
6.5 = 6
6.11111 = 6

6.65489 = 7
6.77777 = 7
6.6 = 7

Se em nossa utilização for a mistura de dois tons, ex.: 4.0 + 6.0 então o resultado ficaria assim:

4+6 = 10 / 2 = 5

Explicando:

4+6 = 10, isso é fácil certo, 10 divido por 2 tubos, que foram utilizados na mistura é = 5

sendo assim, se misturar 4+6, terá uma coloração 5.0 para ser utilizado no cabelo da sua cliente!

Darei continuidade em próximas publicações, pois a quantidade de informações é extremamente longa e razoavelmente complicada. Mas com calma, e treino, conseguirão absorver bastante informação.


Pratique o cálculo utilizando várias misturas diferentes, comece misturando 2 tons e vai aumentando conforme for se sentindo mais seguro. Assim que tiver total segurança em calcular no papel, e ter certeza que o tom encontrado é o tom a ser aplicado, então, convide umas amigas, que aceitem ter seus cabelos tingidos utilizando-se apenas de misturas de base. Não vale aplicar um único tom heim, tem que utilizar pelo menos 2 tons diferentes.

Em breve, retornarei com a continuação desta matéria que exigirá o máximo de atenção.

Muito Obrigado!

Fabrício Pereira

52 comentários :

  1. vc está de parabens, ja fis varias pesquisas na net, e nunca consegui tirar minhas duvidas como vc tirou, e olha q eram muitas,sempre tive medo de trabalhar com colorimetria, até ja deichei de fazer varios trabalhos por medo, estou muito feliz e muito mais confiante agora vc salvou minha lavoura de verdade!!! muito obg mesmo felicidades continue compartilhando seus conhecimentos com agente desde já agradeço valeu. leninha ribeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me alegro muito em saber que pude ajudar um amigo de profissão, espero poder ajudar mais, obrigado.

      Excluir
  2. Sou cabeileireira no Distrito Federal e amei suas dicas e informaçoes,mas eu gostaria de saber como faço para fazer esta soma utilizando cor base e reflexo.ex:6.3+6.5 qual seria o resultado?obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de mais nada, muito obrigado por acompanhar meu trabalho. Pra entender, 6+6=12, então divide por dois, já que foram duas tintas, ou seja, permanece o 6. 3= amarelo, 5= vermelho+azul, dessa maneira, juntaram as 3 cores primárias, e o resultado disso será o marro, ou seja, 7, sendo assim, resultado da mistura em partes iguais 6.7, mas a vantajem da mistura de cores é o fato de se conseguir brilho na nuance diferente do simples uso de uma unica cor. Espero ter ajudado.

      Excluir
  3. Obrigada, Fabrício, pelas postagens. Apenas uma ressalva no uso do idioma. Irisado é com "s" e não com "z" e caju é uma oxítona e não é acentuada por seu final ser com "u" (não precedido de ditongo). Um abraço e mais uma vez obrigada. Lúcia

    ResponderExcluir
  4. Ola, adorei sua explicaçao, mais gostaria de aprender a calcular quando tem base e naunces, tenho dificuldade nessa mistura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai aprender essa técnica em matemática da colorimetria. Muito obrigado por acompanhar meu trabalho.

      Excluir
  5. Não sou profissional. Apenas, de longa data, pinto meus cabelos. Além do profissional que eu imagino que vc seja, há dentro de vc uma semente brotando também para outros rumos... o dom de ensinar. De tão bom que vc é na explanação do assunto que acabei lendo tudo o que vc publicou. Gostei muito mesmo. Vc está de parabéns. Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço de coração pelas suas palavras minha amiga. Muito obrigado!

      Excluir
  6. Parabens mesmo.ótima explicação...

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Muito obrigado, estarei sempre que possível adicionando mais conteúdo interessante por aqui.

      Excluir
  8. Como se diz aqui...você brocou na explicação.
    Estava precisando mesmo.Valeu

    ResponderExcluir
  9. Ótimo blog, ótimas explicações! Sou estudante e admito que tenho um professor maravilhoso, porém sou muito curiosa e busco acrescentar meu aprendizado por todos os lados. Parabéns pela iniciativa! Erika

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é muito importante buscarmos informações fora do círculo de aprendizado, pois assim, descobrimos muitas coisas que na maioria das vezes não aprendemos nos cursos. Boa sorte e muito obrigado!

      Excluir
  10. nossaaaa que tudo de bom, cara gostaria muito de poder ter aula de colorimetria com você, puxa vida, de que mundo digo estado você é? Meu Deus abençoe esta mente, quanto poder de encinamento, adoreiiiiiiiiiii muiiiiiiito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahauhau, isso é um exagero, apenas compartilho um pouco do que sei de maneira simplificada, para que qualquer pessoa (estudante, curioso,profissional e apaixonado por colorimetria) consiga entender. Muito obrigado por acompanhar nosso trabalho.

      Excluir
  11. perfeito! eu faço curso mais com essa explicação ficou muito melhor e descomplicou em uma coisa muito facil!
    PARABENS

    ResponderExcluir
  12. explicação simples e fácil de entender. Foi maravilhoso. Parabéns e obrigado

    ResponderExcluir
  13. Deus abençoe vc , por compartilhar os seus conhecimentos !!!

    ResponderExcluir
  14. Estou aprendendo cada dia mais e sei q vou me tornar exelente no q faço obrigada pela explicação

    ResponderExcluir
  15. Olá Fabrício
    Por favor poderia me ajudar. Utilizava o castanho escuro, passei dekapcolor, porém as pontas ainda continuaram escuras, apesar de ter sentindo muito diferença. Por não ter paciência psssei o castanho médio. Só que estou com alguns reflexos vermelho. Gostaria de saber se eu passar a tintura 4.7 (castanho médio mate) da alfaparf irá tirar os reflexos vermelho e no caso de algumas partes não terem reflexos vermelho, irá interferir na cor? Ou a Nuance mate só tem efeitos nos reflexos vermelho.
    Abraços. Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Renata. Obrigado por acessar nosso site. Bom, peço gentilmente que utilize o campo de perguntas que fica no lado direito da tela de seu computador. Dessa forma, outros amigos profissionais poderão ter acesso à sua dúvida, e assim, ter melhor acesso às duvidas e soluções num único local. Obrigado.

      Excluir
  16. Eu amei sua matéria, obrigada. Contudo, continuo com dúvida. Eu queria misturar as tintas 6.43 e 6.66 em proporções iguais, para criar um vermelho com fundo acobreado. São cores complementares na estrela de Osvald. E aí? Qual o resultado disso? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Muito bom mesmo. Vou testar pra ver os resultados

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Fabrício
    Buscando na internet sobre matemática da cor encontrei seu blog e me encantei
    Olha sempre tive medo de de fazer alguns trabalhos pq não sabia com fazer uma terceira cor como no ex que VC deu do 67. Fiquei muito feliz de encontrar um espaço que consiga suprir minhas dúvidas.muito obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite,que mistura uso para conseguir a cor 7.4 e como faço esse cálculo?

    ResponderExcluir
  20. Boa noite,que mistura uso para conseguir a cor 7.4 e como faço esse cálculo?

    ResponderExcluir
  21. Amei descobrir vc amigo! Que tudo sua explicçao! De fato é complexo a matematica da nuance mas creio que exercicios nos ajudariam muito e sempre ate o domino! Seu post tem sabor de quero mais! Muito bom! Quero muito mais rs

    ResponderExcluir
  22. Oi Fabrício Pereira,como faço o calculo quando se tem a altura de cabelo 6.0 e gostaria de ter os cabelos 8.31?

    ResponderExcluir
  23. Adorei sua forma de explicar, parabéns!

    ResponderExcluir

Cuta a nossa FANPAGE